Missão técnica em São Tomé e Príncipe

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) realizou uma missão técnica a São Tomé e Príncipe, nos dias 26 de maio a 01 de junho, como parte das metas do Projeto de Fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Fonte: MU CONSAN CPLP.

A missão teve como objetivos aproximar as ações de ensino, pesquisa e extensão dos países, considerando a possibilidade de projetos de cooperação, tendo em vista que, os sistemas de produção agroalimentares dos países apresentam similaridades, como também, consolidar uma parceria para a realização do curso de Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional.

Fonte: Reunião com mecanismo da sociedade civil em instituições de São Tomé e príncipe / autor desconhecido.

Até o presente já foram realizadas atividades do projeto no Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, nesse processo, diversas ações em andamento foram mapeadas, como também foram apoiadas iniciativas que buscam desenvolver atividades que propiciem o desenvolvimento local, tendo como base o fortalecimento das comunidades locais de sistemas alimentares tradicionais.

O projeto é coordenado pela UNILAB, por meio da Pró-Reitoria de Relações Institucionais – PROINST e a Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e subsidiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), contando ainda com a cooperação de diversas instituições de ensino superior presentes na CPLP.

Espera-se fortalecer as ações existentes por meio da articulação dos profissionais com atuação e linhas de pesquisa afins com a temática  de SSAN, além de auxiliar na formação de novos profissionais que possam apoiar estratégias de fortalecimento da segurança alimentar e nutricional nos países da CPLP.