Inauguração do SIG CPLP e SIG SAS

O Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (MU-CONSAN-CPLP), juntamente com Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da UNESP (INTERSSAN) realizarão a inauguração oficial do SIG Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (SIG CPLP),e SIG Sistemas Agroalimentares Sustentáveis (SIG SAS). A atividade ocorrerá no âmbito da plataforma NutriSSAN, uma plataforma tecnológica de comunicação, interação virtual e cooperação em rede que se incorpora às estratégias de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) como uma ferramenta de apoio na articulação e integração entre pesquisadores, extensionistas, estudantes e sociedade. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a organização social Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), inicialmente articulada em conjunto com o Ministério de Relações Exteriores.

O evento ocorrerá no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigcplp, no dia 14 de maio de 2020, às 10 horas (segundo horário oficial do Brasil). A inauguração será em parceria com o SIG Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Região Norte (SIG SSAN Norte), elaborado pelo e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

A NutriSSAN estimula a integração e a colaboração entre profissionais por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs). Os SIGs promovem sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações à distância, em várias especialidades e subespecialidades, para diversos profissionais, em diversos níveis de formação profissional. O SIG Sistemas Agroalimentares Sustentáveis objetiva ampliar a participação das Universidades e das comunidades acadêmicas no MU-CONSAN-CPLP, adotando como estratégia o trabalho em rede, fortalecendo iniciativas de pesquisa da promoção da segurança alimentar e nutricional na CPLP, com foco em projetos que dialogam com sistemas produtivos e desenvolve ações em consonância com a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN/CPLP). A atividade refere-se ao Plano de Trabalho do MU CONSAN CPLP por meio do Projeto de Fortalecimento do Ensino Pesquisa e Extensão na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP) e na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), executado pela Pró-reitoria de relações institucionais(PROINST/UNILAB), em estreita inteiração com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e parceria do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/UNILAB). A programação contará com a presença do Sr. Manuel Clarote Lapão, Diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP. Segue a Programação:

Fonte: MU CONSAN CPLP.