II Escola de verão sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional nos países da CPLP

Entre os dias 14 a 18 de novembro de 2018, na província de Tete, na Universidade de Zambeze, ocorreu a II ESCOLA DE VERÃO SOBRE SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NOS PAÍSES DA CPLP que abordava o tema “uma abordagem metodológica na perspetiva territorial”. O evento aconteceu através do projeto “Fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e foi coordenado pela PROINST e UNILAB via um convénio com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil (MCTIC/SEPED/DEPIS).

O foco do evento foi fortalecer o MU-CONSAN-CPLP, através do compartilhamento e qualificação de trabalhos de soberania e segurança alimentar e nutricional, e promoção da coesão da Rede de Pesquisa em Sistemas Agroalimentares dos países de língua portuguesa.

Participaram do evento pesquisadores de Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Portugal e Cabo Verde, estudantes da UniZambeze e demais convidados locais. Além de atividades dentro da área da Universidade de Zambeze, o grupo visitou duas comunidades rurais (Mualadzi e Benga), na província de Tete.

Como produto final do evento foi criada a Carta de Tete, um conjunto de propostas do MU-CONSAN-CPLP e de participantes da atividade para a CPLP.

Fonte: MU CONSAN CPLP.