Alimentação e Saúde Mental em tempos de Pandemia

Alimentação e Saúde Mental em tempos de Pandemia:
A pandemia tem causado mudanças bruscas na vida das famílias e da sociedade em geral, as restrições do isolamento social, necessárias para prevenir e diminuir as taxas de transmissão do Covid-19, tem causado impactos na saúde mental da população, entre os fatores que estão associados a esses impactos, estão, a mudança de rotina, desemprego, mudanças na rotina de crianças fora da rotina escolar/creche, condições de vulnerabilidade social, violência doméstica, incluindo também a insegurança alimentar e nutricional de várias pessoas pelo mundo, destaca-se também que antes mesmo da pandemia a situação da fome no mundo já vem sendo discutida mundialmente, porém com a pandemia a fome tem se intensificado ainda mais e causado vários impactos na saúde mental da população brasileira. (FIOCRUZ, 2020).
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura -FAO (2021) a fome aguda deve aumentar em mais de 20 países nos próximos meses sem uma assistência de emergência e em grande escala. Existe uma combinação de fatores que estão por trás do aumento projetado da insegurança alimentar, entre eles podemos citar, a Covid-19 que segundo a FAO vai continuar impactando diversos países ao redor do mundo deixando-os em situação altamente vulneráveis.
Fonte: BRASIL, Ministério da Saúde, FIOCRUZ. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia – COVID-19. Violência Doméstica e familiar na COVID-19. Rio de Janeiro, 2020.

ORGANIZAÇÃO DA NAÇOES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E A AGRICULTURA. ONU alerta que a fome aguda deve aumentar em mais de 20 países.

www.fao.org/home/pt/

Por: Rafaele Oliveira – Bolsista – Projeto MU-Consan/CPLP