1º Seminário sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional em países da CPLP JUNHO-2023

 O Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MU-CONSAN/CPLP) convida pesquisadoras e pesquisadores de países da CPLP para o Seminário sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) em países da CPLP.

O Seminário será realizado no mês de junho de 2023, em formato virtual, on line, e terá como objetivos: i) trazer novas/os pesquisadoras/es para o MU-CONSAN-CPLP, a fim de ampliar e fortalecer a rede de pesquisadoras/es em SSAN de países da CPLP, assim como fomentar novas parcerias; ii) ampliar o debate em SSAN em países da CPLP; iii) colher subsídios para a elaboração de diretrizes de pesquisa no âmbito do MU-CONSAN-CPLP.

Para atender aos objetivos propostos, o debate se dará em torno da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional, definida no Âmbito da CPLP (ESAN/CPLP). Ressalta-se que não é necessário que as/os participantes trabalhem especificamente com o tema da SSAN, mas que desejem fazer convergir suas ações e pesquisas nesta direção. Observamos que Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional são transversais a todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, como pode ser observado no quadro ao final desta circular