Cabo Verde

26 Jul 2020

A elaboração deste texto insere-se no quadro do projeto: Fortalecendo o papel do Brasil nos espaços internacionais para uma agenda global pelo direito humano à alimentação e a erradicação da fome, levado a cabo pela CERESAN em parceria com a OXFAM. O objetivo dos estudos de caso é “aprofundar a compreensão sobre a conceção e implementação no continente africano da cooperação brasileira relacionada com a soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN) e o direito humano à alimentação adequada e saudável (DHA), bem como do contexto sociopolítico no qual elas se enquadram”.


A ajuda ao desenvolvimento tem mudado de configuração nos últimos anos, tendo sido firmado acordos importantes, tais como o Consenso de Monterrey (2002), a Declaração de Paris sobre a Eficácia da Ajuda (2005) e a Agenda de Accra para a Ação (2008). Esses acordos realçam a necessidade para um esforço coordenado e coerente da ajuda ao desenvolvimento. Esta reconfiguração aliado aos novos desafios de desenvolvimento tem exigido dos países em desenvolvimento a restruturação da sua agenda de cooperação. A cooperação sul-sul aparece como um mecanismo para intercâmbios de conhecimentos, de pessoal qualificado, recursos e serviços de especialistas, conduzido pelos próprios países em desenvolvimento, com a liderança dos seus governos. Este modelo de cooperação técnica entre países em desenvolvimento é de alcance multidimensional e pode incluir todos os sectores e todo o tipo de atividades de cooperação técnica entre os países em desenvolvimento, que seja de carácter bilateral ou multilateral, sub-regional, regional ou inter-regional. O conhecimento torna-se assim um instrumento importante de cooperação para o desenvolvimento.


Tendo como objeto de estudo Cabo Verde, este texto analisa a situação da cooperação de Cabo Verde com o Brasil em relação à segurança alimentar e nutricional. Para tal, o texto foi estruturado de forma a inserir o leitor no contexto do país e da própria construção da agenda pública de segurança alimentar e nutricional tendo como base os diferentes instrumentos de política, o processo de formulação e os atores envolvidos. Por fim, há uma incursão sobre a cooperação com o Brasil nesse domínio. A metodologia utilizada foi a análise documental e a entrevista a alguns atores chave.

Faça download de nossos PDF abaixo

26 Jul 2020

Estudo de caso Angola

26 Jul 2020

Estudo de caso Cabo Verde

26 Jul 2020

Estudo de caso Moçambique